“Júpiter está no negócio de ganhar dinheiro, mas parece que a equipe só se concentra em ganhar dinheiro para si mesma”
Incrivelmente falso.
Repetidamente, a equipe demonstrou um comprometimento em NÃO se enriquecer, apesar das MUITAS oportunidades de fazê-lo.
O time teve que abrir mão de 50% de toda a receita do protocolo ? Que tipo de time que busca se enriquecer faria isso?
Você teria que ser realmente péssimo em autoenriquecimento para achar que isso é uma boa ideia.
A lista continua, a propósito: queimar 30% do fornecimento da equipe, bloquear tokens, comprometer-se com a transparência sem acordos obscuros de bastidores, investir pesadamente no crescimento, doar voluntariamente US$ 10 milhões em USDC para a DAO, etc.
Não vou mentir para você: isso me deixou chateado. É muito frustrante passar 14 horas por dia trabalhando em algo que beneficia todo o ecossistema e ainda por cima ser chamado de aproveitador.
Em 2026, um grande número de tokens de equipe e investidores serão desbloqueados. Se não houver uma estratégia para gerenciar esses desbloqueios, poderemos ver uma queda enorme no preço.
O que você gostaria que fizéssemos? Tirar os tokens das pessoas que trabalharam por 5 anos no projeto? Remover a remuneração delas? Roubar as carteiras de hardware delas e colocá-las em barcos?
Esta é, à primeira vista, uma ideia ridícula. A equipe conquistou seus tokens ao longo de anos de trabalho árduo. Os tokens são deles para guardar, vender, fazer stake, etc., como bem entenderem. Assim como todas as outras empresas na história dos projetos de tokens.
Ah, e a propósito, a Jupiter não tem investidores de risco. Há uma pequena alocação — 5% do fornecimento total de tokens — que é concedida aos investidores da Mercurial por boa vontade. Compare isso com qualquer outro projeto de token próximo à nossa escala e depois me diga o quanto você está preocupado com os desbloqueios dos nossos investidores.
Ok, reli minhas respostas aqui e elas podem parecer um pouco agressivas.
Para deixar claro, não tenho nenhuma agressividade com o autor da publicação original no fórum de pesquisa. Na verdade, AGRADEÇO a ele(a) por expor seus pensamentos e ideias em uma publicação pública e bem pensada, dando à equipe a oportunidade de responder.
Mas, como eu disse no começo, é importante que tenhamos os fatos corretos e garantir que eles sejam propagados para o resto da comunidade.
Meu pedido para você, caro leitor, é simples.
Se você vir FUD, combata-o.
Se você vir problemas, sugira soluções.
Se você tiver ideias, compartilhe-as.
Nossa comunidade hiperativa é nossa maior força, mesmo quando os ânimos se deterioram. Sempre acreditarei em nossa capacidade coletiva de superar qualquer tempestade juntos.
Por favor, deixem suas ideias/feedbacks/perguntas abaixo! Posso demorar um pouco para responder, mas tentarei responder a todos!